Etimologicamente, um aluno (pl. Alumni) é o nome usado para designar um aluno graduado ou antigo aluno de uma universidade. Mantendo a mesma definição, para a UEM, o termo Alumni designa todo os graduados e egressos da Universidade Eduardo Mondlane.


Como é que a UEM define o seu Graduado?
Designa-se graduado da UEM, o estudante que obteve um grau académico (Bacharelato, Licenciatura e/ou Doutoramento).  Mas também os estudantes que, não tendo concluído um curso superior, tenham frequentado e concluído um curso profissionalizante oferecido pela UEM, especificamente, os cursos de um a dois anos de duração (cursos intensivos) para a formação de técnicos básicos e médios, nas décadas de 70 a 80, nomeadamente:

  • Curso de formação de professores;
  • Faculdade de Combatentes e Trabalhadores de Vanguarda (FACOTRAV);
  • Propedêutico de Letras e Propedêutico de Ciências;
  • Cursos médios intensivos de Gestão de Empresas;
  • Curso de aprimoramento do Português.

 

Como é que uma UEM define o Alumni-UEM?
A UEM define os Alumni como uma Comunidade de Graduados, ou seja, Comunidade Alumni-UEM. Os Alumni são os mais importantes embaixadores da universidade e são os principais responsáveis ​​da imagem da mesma.

 

Quando foi criada a Comunidade Alumni-UEM?

A Iniciativa Alumni da UEM, foi oficialmente lançada a 22 de Agosto de 2014, pelo Magnífico Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando António Quilambo, no Centro Cultural Universitário da UEM.

 

Quais são as categorias de membros da Comunidade Alumni-UEM?
A comunidade Alumni-UEM apresenta quatro categorias de membros, um sabre:
Membros fundadores;
Membros efectivos; e
Membros honorários. 

 

Quem é o Embaixador da Comunidade Alumni -UEM?
UEM O embaixador Alumni-UEM representa a UEM no país e no Mundo, através da defesa da visão e missão da instituição e da protecção dos seus símbolos e insígnias que fazem da UEM, uma marca de vanguarda no ensino superior no país, na região e no mundo.